h1

Prateleira A

Depois daquela Viagem

É de extrema importância que esse assunto seja discutido, portanto, o livro deveria fazer parte da biblioteca de qualquer escola, para a conscientização e ajudar na prevenção. Para que pessoas que já têm o vírus percebam que há tratamentos, que há possibilidade de uma vida totalmente saudável. E para as pessoas que não têm o vírus verem que não é uma doença de “gays” ou que seja fatal, mesmo que a autora vive há muitos anos com a AIDS e permanece forte e feliz.

A história do livro se baseia na vida de Valéria, uma garota que descobre ter contraído o vírus HIV, do atual namorado. Ela era uma garota rica, de 16 anos, que transou com o namorado sem camisinha, pois na época, havia muito preconceito em relação ao uso deste anticoncepcional, então a jovem optou por não usá-la.

Um tempo depois, Valéria foi fazer exames de rotina, para um intercâmbio aos Estados Unidos, e então, descobre seu HIV positivo. Sua família ficou em crise, mas depois de muito sofrimento resolveram aceitar e apoiá-la.

Mesmo com AIDS, ela não desistiu da viagem e foi. Tomando coquetéis de remédios, e os freqüentando todas as semanas, foi seguindo a vida, da melhor maneira possível. Fez terapia, universidade, tratamento macrobiótico, trabalhava, etc. Nos Estados Unidos, conheceu muitas pessoas, fez amigos, mas tinha medo se eles soubessem da sua doença.

Já no Brasil, mesmo buscando estabilidade, ela contrai tuberculose. Sua família novamente a ajuda, em todos os sentidos. Nessa fase ela se interna, realmente passa muito mal. Conseguindo melhorar um pouco, vai pra casa deprimida. Após muitas recaídas, ela resolve aceitar a AIDS, contando para todos os amigos e decidindo viver. Lutando sempre.

A autora

Valéria Piassa Polizzi é uma escritora brasileira que nasceu em 1971, em São Paulo. Valéria escreveu um livro de grande sucesso no Brasil – Depois daquela Viagem – uma auto-biografia que conta que aos 16 anos, em uma viagem, conhece um homem que a transmite o vírus do HIV. A partir de então, relata sua vida que é dificultada pela doença.

Primeiramente, não procura tratar-se, nem tomar os remédios receitados, mas depois de ter um grave problema de saúde, começa a tomar um coquetel de remédios que facilitam sua vida, que passava a ser cada vez mais normal.

Com 33 anos começou a fazer faculdade, se formou em Jornalismo. Faz também pós-graduação em produção literária. Em 2000, Valéria casou-se com um austríaco, depois de morar com ele na Áustria por três anos, retorna ao Brasil, e logo se separa.

Além do livro, Valéria também foi cronista e colunista da revista “Atrevida”, onde conscientizava jovens adolescentes abordando temas como sexo, namoro e dilemas adolescentes. Atualmente, escreve e dá palestras em escolas, falando sobre o livro e o vírus da AIDS.

Curiosidades

O livro “Depois Daquela Viagem” foi lançado em 1999 quando a autora tinha 26 anos. Até agora já teve mais de trezentos mil exemplares vendidos no Brasil. Já foi lançado em vários países da América Latina e outros da Europa, como: Itália, Portugal, Alemanha, Áustria, Espanha. No México a obra já vendeu mais de cem mil exemplares.

No ano de 2009 a autora do livro, Valéria Piassa Polizzi, deu um depoimento para a novela ”Viver a Vida”, contando sua historia e como convive com o HIV.

No Brasil o livro é publicado pela Editora Ática e custa em média R$31,40, disponível em muitas livrarias do Brasil, inclusive em muitas bibliotecas.

Para saber mais sobre AIDS:  http://www.webciencia.com/10_aids.htm

Vídeo de depoimento da Valéria na novela “Viver a Vida”

 

Blog da autora: http://valeriapiassapolizzi.blogspot.com/
E uma entrevista da Valéria com a Folha Online: http://www1.folha.uol.com.br/folha/livrariadafolha/ult10082u661940.shtml

 

Capa do livro "Depois Daquela Viagem"

Valéria Polizzi

Leitores: Amanda Ramos, Andreza, Catarina, Daniela e Maria Helena.

 

 

_______________________________________________________________________________________

Um amor para recordar

A história se passa por volta dos anos 90, Landon Carter, um jovem irresponsável, sem muitos objetivos, é punido ao fazer uma brincadeira de mau gosto em sua escola. Sua punição era fazer serviços comunitários e, participar obrigatoriamente de uma peça teatral na escola. Nessa peça conhece a estudiosa Jamie Sullivan, uma jovem estudante, devota cristã, meiga, doce e filha do pastor da pequena cidade onde moram. Como os dois iam atuar lado a lado no papel principal, resolveram ensaiar a peça juntos. No decorrer, Landon, acaba se apaixonando por Jamie, mas, mal sabia ele, que havia um grande obstáculo que não deixaria eles ficarem juntos… Jamie tinha leucemia, e não estava mais respondendo ao tratamento há mais de dois anos, segundo ela, uma doença terminal. Com isso, Landon corre contra o tempo para realizar todos os sonhos possíveis de sua amada, o destino os uniu, mas também vai separá-los. Um lindo, e curto amor, que mudou a vida de um jovem inconsequente para sempre.

Depoimentos de pessoas que já leram o livro:

“O livro dá uma lição dos verdadeiros valores que o homem deve perseguir para conquistar, a todo custo.”

“É uma história comovente que faz refletir sobre a valorização da vida e a maneira de viver.”

“Realmente, o livro é chocante, uma maravilhosa história de um jovem casal apaixonado, que aprende os verdadeiros valores da vida.”

“Eu chorei muito ao terminar de ler esse livro, e hoje posso dizer sim, que mudei minha perspectiva de vida. Aprendi a valorizar as coisas, aliás, nunca se sabe quando é o fim.”

Pequena bibliografia do autor

Nicholas Sparks viveu a sua juventude em Fair Oaks, na Califórnia e vive atualmente na Carolina do Norte com a família. Foi premiado com uma bolsa de estudos da Universidade de Notre Dame pelos seus excelentes resultados e, em 1988, licencia-se em Economia. Curiosamente, o seu sonho era tornar-se atleta de alta competição, sonho de que teria de abdicar devido a um grave acidente. Iniciou-se a escrever enquanto trabalhava como delegado de informação médica e, mais tarde, surge Theresa Park, agente literária, que se propôs representá-lo, vendendo os direitos do seu primeiro romance, O Diário de uma Paixão.

O escritor norte-americano é conhecido como uma fábrica de romances. Desde 1996, tem escrito livros que rapidamente se tornam roteiros para filmes românticos.

O livro Um amor para recordar, virou filme em 2002, mesmo sendo mal recebido pelos críticos, foi muito aceito no mundo adolescente. O livro foi escrito em 1998 sendo transformado em filme quatro anos depois, sob a direção de Adam Shankman; “É um filme que emociona” diz Adam. O elenco conta com: Mandy Moore sendo Jamie Sullivan, e Shane West como Landon Carter (principais).

O escritor se inspirou nessa história, após viver algo parecido. Sua irmã Danielle Sparks, tinha câncer, e ela conheceu um rapaz, que a amou muito e se casou com ela, e não muito tempo depois, acabou falecendo. “Ele sabia da doença e sabia também que talvez ela não conseguisse vencê-la”, disse Sparks após a morte da irmã, em Berlim. Segundo o autor, tanto o livro quanto o filme, é dedicado a Danielle.

Vídeos:

Cena do filme baseado no livro

Capa de "Um Amor Para Recordar"

Leitores: Alice Tonet, Augusto Ribeiro, Cindel Kühn, IsabelleHasse, Manuela de Freitas e Gustavo Prim.

___________________________________________________________

Orgulho e Preconceito

O livro “Orgulho e Preconceito” foi escrito no ano de 1796, e se tornou a obra mais prestigiada da autora. A história busca mostrar aos leitores um novo aspecto do romantismo na literatura, não somente envolvendo o amor, como sentimento, mas também o preconceito e o orgulho, como barreiras.

Com essa obra, Jane Austen foi considerada a primeira romancista moderna da literatura inglesa, por abordar temas como relações sociais e poder, e a posição social feminina da época.

A autora lançou poucos livros, porém, conseguiu conquistar uma enorme posição se tratando de literatura e reconhecimento.

Jane Austen é uma escritora inglesa muito amada e bem conhecida. Hoje, possui milhões de fãs, e à partir do momento que os filmes passaram a existir, seus romances se tornaram filmes. Apenas seis de seus romances foram publicados, porém, esses poucos trabalhos se tornaram modelos de verdadeiras histórias de amor. Jane nasceu no ano de 1775, na Inglaterra. Era a sétima filha de George Austen e Cassandra Austen. Foi mandada pra um internato aos 8 anos, junto com sua irmã. Quando voltou, sua educação foi mantida pelo pai e pelos irmãos mais velhos. Seu pai lhe comprava vários livros e jornais para que ela pudesse explorar seu lado criativo, incentivando seus dons de escrita. “Orgulho e Preconceito”, seu segundo livro, se tornou sua obra mais conhecida, embora, inicialmente, tenha sido malvisto pelos editores, o que levou por algum tempo ser discriminada no meio editorial. Morreu em Winchester, um ano antes de serem publicadas duas de suas obras. Suas obras literárias deram ao romance inglês o primeiro impulso para a modernidade, ao tratar do cotidiano de pessoas comuns com aguda percepção psicológica e um estilo de uma ironia sutil, dissimulada pela leveza da narrativa. Seu poder de observação do cotidiano forneceu-lhe material suficiente para dar vida aos personagens de suas obras, e a crítica considerou-a a primeira romancista moderna da literatura inglesa.

Jane Austen revolucionou os pensamentos e a visão sobre a literatura da época em que vivia. Conseguiu, em uma só obra, relacionar um novo modo de ver o romantismo, com certo toque de humor, fazendo com que a história se tornasse original, e diferente do pensamento comum sobre o romântico da época.

Os principais personagens da obra são Mrs. Elizabeth Bennet e Mr. Fitzwilliam Darcy. Ela, crítica, sarcástica, muitas vezes debochada e teimosa, sem deixar de ter um bom coração, faz parte da pequena nobreza rural. Já Mr. Darcy é muito rico, e influente. Fechado ao seu círculo social, tem dificuldades em relacionar-se socialmente, e é considerado orgulhoso por todos.

Mr. Darcy se encanta por Elizabeth ao longo da história, por ela agir de maneira contrária a que todos se comportavam em sua presença. Enquanto todos o bajulavam e faziam suas vontades, Elizabeth era indiferente e muitas vezes buscava ofendê-lo com suas palavras.

O livro nos permite conhecer um pouco de história, se tratando da pouca capacidade decisiva feminina na época em que se passa a história, ou seja, no século XIX, por meio de uma sequência de fatos que envolvem o leitor e o fazem prestar atenção no que está se passando.

Leitoras: Fernanda Luiza, Helena Comitti, Renata de Camargo, Thayna Rosa.

8 comentários

  1. Desta estante já li “Depois daquela Viagem”. O livro é muito interessante não só pela história como também pela linguagem que Valéria utiliza. É um livro que nos faz não parar de ler até que termine. Parabéns pela escolha da obra!


  2. “Orgulho e Preconceito” é uma obra que está na minha estante para ler nas férias. Já assisti ao filme. Achei maravilhoso. Também assisti “Desejo e Reparação”E Razão e Sensibilidade”, do mesmo autor. E o que mais me encantou foi a surpresa da leitura desta obra. São clássicos que não podemos deixar de ler. Parabéns pela escolha da obra!


  3. “Um amor para recordar” foi escrito pelo mesmo autor de “Querido John”, “A última música” e “Feios”. Ainda não li nenhum, mas pela temática abordada, já fiquei curiosa. Assisti ao filme “Um amor para recordar”. A história é linda, mas o que mais me ganhou foi a interpretação da menina. Parabéns pela obra escolhida!


  4. O livro que me chamou atenção foi o livro “Um Amor Pra Recordar”, pois se trata de uma história de amor, com muitos obstáculos. Baseada em fatos reais. Me chamou a atenção pois o filme é lindo, e conta a história de uma forma emocionante. Irei ler o livro com certeza.


  5. Assisti ao filme “Um Amor Pra Recordar”. Realmente muito emocionante, mas ainda gostaria de ter a oportunidade de ler o livro, pois na minha opinião, geralmente os livros abordam a história com mais detalhes.


  6. gostei muito do seu livro


  7. adoro vc



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: